quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Nossa Senhora da Saudade e o Carmelo São José de Petrópolis


NOSSA SENHORA DA SAUDADE é uma devoção especial do Carmelo São José de Petrópolis, local onde a Senhora do Céu foi a inspiração do anjo de Deus  a monja formadora daquele Carmelo - Irmã Inês do Coração de Jesus, no início do século XX. A devoção da chamada "Coroa de Saudades da Rainha dos Mártires", encontrou na simplicidade de uma serva de Deus e Nossa Senhora a confirmação por se tratar de uma oração já inspirada por Deus a São Bernardo de Claraval que viveu nos anos de 1090-1153.  A oração foi indulgenciada em 300 dias pelo Papa  Pio IX 11/12/1846. Vale a pena conhecer a história dessa inspiração. (Segue a seguir a oração da 'Coroa' completa).

 

 

O Sonho da Irmã Inês 

            Na noite de 30 de março de 1918, Sábado Santo, então chamado de Sábado de Aleluia, Irmã Inês do Sagrado Coração de Jesus, uma das fundadoras do Carmelo de são José em Petrópolis teve um sonho, por ela mesma relatado em documento.

            "Sonhei que estava no leito, exatamente como então me encontrava e costumo passar as noites: meio sentada, recostada sobre travesseiros altos. a minha direita, um ser invisível, de quem vi apenas a mão formosa e alvíssima, estendida a pouca altura dos meus olhos, mostrava-me uma coroa de contas, enfeitadas a maneira do Rosário. E ao mesmo tempo, ouvi mentalmente as seguintes palavras: 'É uma devoção a Nossa Senhora, muito eficaz. Compõe-se de 3 Padres Nossos e 36 Lembrai-vos". E despertei inebriada de paz e de suavíssima consolação; mas ignorando que fosse o ser invisível que me trazia aquele segredo do Céu, porquanto só lhe vi a mão diáfana. Ficou-me a persuasão de ter sido o meu Anjo da Guarda o doce mensageiro da preciosa joia de que o rei, meu Senhor, se dignara de encher-me as mãos, para exornar as vestimentas da Rainha, sua mãe. Mas não entendi absolutamente a significação dos 36 "Lembrai-vos". Passei o dia inteiro de Sábado de Aleluia presa ao misterioso sonho, que de tanto bálsamo me ungira a alma; mas de modo algum consegui interpretar a razão do número 36, nem tão pouco a finalidade da nova devoção. Pela tarde, a hora da oração, no coro recolhida, ouvi no meu íntimo, dentro do meu coração, esta voz clara, distinta: 'A devoção que recebeste em seu sonho é para honrar as saudades que Nossa Senhora sofreu de Jesus, durante as 36 horas em que esteve sepultado o corpo do Salvador'. Oh! Que abalo senti! Que estremeço de júbilo me sacudiu a alma ao receber a explicação do que até aquele momento era um enigma indecifrável! Que festa para o espírito quando se encontra a chave de um problema que não podia resolver!"

            E anos depois, nosso excelso mestre (Padre João Gualberto - Capelão do Carmelo), encontrou, no corpo da Suma Teológica de Santo Tomás, a confirmação desse número de horas. Narrei o fato a nossa Priora, que então era minha estremecida Madre Antonieta. No dia seguinte, Domingo da Ressurreição, apenas acabei de narrá-lo a minha querida Madre Natividade, tive a inspiração de dar à Santa Mãe dos meus enlevos, um 'Nome Novo', o de NOSSA SENHORA DA SAUDADE, e intitular a nova devoção por Coroa de Saudades da Rainha dos Mártires."

               A oração do "Lembrai-vos", ou melhor, a "Coroa de Saudades da Rainha dos Mártires", é remédio para a alma abatida pelo pecado, pela dor e pelo sofrimento. São Bernardo, fervoroso servo de Maria, a Igreja o honra e o invoca universalmente como padroeiro das causas mais difíceis visto dirigir a Maria todo o seu fervor. Assim peça a Maria que venha pedir por você e os seus a Jesus. Implore, do seu especial privilégio diante de Deus, que Maria possa trazer o beneficio visível e rápido a essa causa que lhe faz desesperar-se. Clame que a Senhora lhe venha assistir. Apresente-se a ela com as dificuldades e necessidades que o consolo e a ajuda lhe virão para amenizar as tribulações e sofrimentos.

           "Coroa de Saudades da Rainha dos Mártires" 

(3 Pai Nossos/ 36 Lembrai-vos)

             Lembrai-Vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorreram à Vossa proteção, e imploraram o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob os pesos dos meus pecados, me prostro a Vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas. ò Mãe do Filho de Deus humanado, dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos peço. Amém.

Ao final: Lembrai-vos, ó Rainha dos Mártires, das saudades cruciantes que atormentaram o vosso Imaculado Coração durante 36 horas de sepultura do vosso divino Filho. Pelas dores acerbíssimas da vossa soledade, oh! acendei-nos na alma o desejo de ver a Deus no Céu, e alcançai-nos, um dia, a eterna Bem-aventurança. Enquanto, porém, neste desterro peregrinamos, obtende-nos as graças que nos são necessárias para amarmos e servirmos a Jesus com fidelidade até à morte; e, se for de sua vontade adorável, impetrai-me(nos) a mercê que imploro (vos imploramos) com inteira confiança. "Amém".

NOSSA SENHORA DA SAUDADE, rogai por nós! (Estela Márcia)

 Obs.: Carmelo São José de Petrópolis/Endereço: Avenida Barão do Rio Branco, 1164  Petrópolis - RJ, 25680-150
(0xx)24 2242-3434



 

 

8 comentários:

  1. Hoje, ao entardecer, não sei explicar, mas senti uma saudade enorme de Nossa Senhora! Lembrei-me da oração de São Bernardo que diz:"Olha para a estrela e invoca Maria!" Escolhi uma estrela e comecei a rezar! Depois, levantei-me e digitei "saudades de Nossa Senhora" e descubro essa maravilha devocional, a 'Coroa de saudades da Rainha dos Mártires', com a oração de São Bernardo, o "Lembrai-vos". Obrigado, Monjas Carmelitanas de Petrópolis por este presente maravilhoso e divulguem mais esta preciosidade!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde ! A pouco vi falar desta devoção na página do facebook do Instituto Hesed.E recebi isso como resposta de Deus e Nossa Senhora a um momento dificil do quel estou vivendo. Agradeço o esclarecimento que aqui recebi, e já muito certa, a devoção a Coroa de Saudades e a Nossa Senhora das Saudades ão de me socorrer ! Muito obrigada !

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Bru Castro!

    Com louvores a Gloriosa Rainha do Céu, sob o título e devoção à Saudade de Seu divino Filho, rendo graças ao Bom Jesus por essa experiência.
    Como Carmelita Secular, peço-lhe, se possível, detalhar o seu testemunho, a fim de que eu possa encaminhá-lo a nossa Madre do Carmelo São José, de Petrópolis, onde a imagem se encontra.
    Pode ser para o e-mail do Blogger.

    Abençoada seja sua vida, diante de Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora da Saudade, nossa Gloriosa intercessora!

    Alma Carmelita

    ResponderExcluir
  4. Estou apaixonada por Nossa SRa da Saudade.
    Queridas monjas teria como me mandar a oração do terço.
    Enviarei envelope selado p/ resposta.Gostaria de divulgar essa devoção que será tb. um bálsamo p/ as pessoas que perde um ente querido.
    Aguardo ansiosa...
    Raquel Scarella
    raquelscarella@gmail.com

    Paz de Jesus e Amor de Maria...

    ResponderExcluir
  5. Amém, grande presente de Deus, este terço irei rezar com fé pelas pessoas que me pedem oração, Deus abençoe por partilhar tamanha riqueza espiritual.

    ResponderExcluir
  6. Como é lindo esse título. Como é linda essa devoção. Nossa Senhora da Saudade. Rogai por nós 👼🙏

    ResponderExcluir
  7. Obrigada , Mãe Rainha , que após acabar de realizar meu terço desta manhã , senti uma profunda saudade da minha mãe que partiu e sei com toda certeza no meu coração e na minha alma que ela está com a Senhora, com Seu Amado Filho Jesus, o Divino Espírito Santo e Nosso Pai Eterno. Então, procurei aqui na internet como seria Nossa Mãe com o título de Nossa Senhora da Saudade , e encontrei, fiz a oração e uma paz e alegria profunda invadiu todo meu ser, pude sentir a minha mãe alegre e feliz.Sinto me confiante de que realmente tenho duas lindas Mães no céu a proteger a mim e minha família . Obrigada por tudo, assim seja para sempre. Amém 🙏

    ResponderExcluir